segunda-feira, 9 de maio de 2011

DIA MUNDIAL DA POESIA



"O DIA MUNDIAL DA POESIA, QUE FOI COMEMORADO EM 21 DE MARÇO, ESTE ANO FOI DEDICADO À CELEBRAÇÃO DOS 150 ANOS DO NASCIMENTO DE RABINDRANATH TAGORE, QUE NASCEU EM 7 DE MAIO DE 1861"


Cântico da Esperança                                    

Não peça eu nunca
para me ver livre de perigos,
mas coragem para afrontá-los.

Não queira eu
que se apaguem as minhas dores,
mas que saiba dominá-las
no meu coração.

Não procure eu amigos
no campo da batalha da vida,
mas ter forças dentro de mim.

Não deseje eu ansiosamente
ser salvo,
mas ter esperança
para conquistar pacientemente
a minha liberdade.

Não seja eu tão cobarde, Senhor,
que deseje a tua misericórdia
no meu triunfo,
mas apertar a tua mão
no meu fracasso!

Rabindranath Tagore, in "O Coração da Primavera"
Tradução de Manuel Simões

No dia 7 de agosto de 2011, lembraremos o 70º aniversário de sua morte.

2 comentários:

  1. Olá...me chamo Isabela, sou professora da rede pública do município de Queimados e ex-aluna do Tagore(1971). Fiquei muito emocionada ao rever a escola onde fui alfabetizada tão modernizada. Gostaria muito de saber se posso visitar a escola para matar as saudades e tb colher dados para desenvolver um trabalho de pesquisa que está sendo promovido pela UFRJ aos professores do município onde leciono.
    Desde já agradeço a atenção.
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Isabela!
    Será um prazer recebê-la.Enviamos um e-mail pessoal e aguardaremos o seu contato.

    ResponderExcluir

Escreva o seu comentário aqui.
Clique na setinha ao lado de 'comentar como' e selecione anônimo, depois clique em publicar.