ATIVIDADES DE 2012 - CE DE PII, CE DE EI E CE INTEGRAL
ENTENDENDO A EDUCOPÉDIA: (POSTAGEM EM CONSTRUÇÃO)
INVESTINDO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS:
A cada mês, uma hora do centro de estudos é reservada para a comemoração dos aniversários daquele período e para exercícios de relaxamento e alongamento. É preciso cuidar do ser humano que é o profissional.
O-O-O-O-O-O-O-O-O-O-O-O
SEMANA DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Encontros realizados em parceria com a Escola de Educação Infantil Rocha Pombo
Programação:
15 de dezembro - Reflexões sobre a deficiência visual
16 de dezembro - Reflexões sobre a surdez
19 de dezembro - Reflexões sobre as Políticas Públicas em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
20 de dezembro - Reflexões sobre avaliação na Educação Infantil
21 de dezembro - Reflexões sobre o trabalho coletivo na creche e na pré-escola
CE INTERGRAL - PROJETO PILOTO
DATA: 25/11/2011
- Dinâmica de relaxamento
- Avisos gerais
- Conclusão da correção das provas e dos relatórios dos alunos
- Planejamento das avaliações de recuperação
Turmas do 1º ao 5º ano atendidas por professores com aulas de Educação Física, Educação Musica e Inglês, com oficinas de reforço escolar.
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
CE INTEGRAL - PROJETO-PILOTO
DATA: 18/11/2011
-Reflexão sobre o vídeo Emmanuel - FX Project (disponível no youtube) Tema: Deficiências/determinação/superação
_ Leitura e estudo do Texto sobre dislexia cedido pelo IHA
_ Correção de Provas e Planejamento das atividades de recuperação
_Avisos gerais
Turmas do 1º ao 5º ano atendidas por professores com aulas de Educação Física, Educação Musical, Artes Plásticas e Inglês, com oficinas de Sala de Leitura e de reforço escolar.
o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o
CE INTEGRAL PROJETO-PILOTO
DATA: 11/11/2011
- Mensagem para reflexão: Vídeo postado no youtube em http://www.youtube.com/watch?v=hGRP5oYW_2k
- Estudo do texto sobre Discalculia fornecido pelo IHA
- Avisos gerais
- Tempo reservado para correção das provas de produção de texto e dos cadernos de apoio pedagógico
Turmas do 1º ao 5º ano atendidas por professores com aulas de Educação Física, Educação Musical, Artes Plásticas, Artes Cênicas e Inglês, com oficinas de Sala de Leitura e de reforço escolar.
o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o
CE INTEGRAL - PROJETO PILOTO
DATA: 04/11/2011
Pauta:
Leitura e reflexão do artigo publicado da Nova Escola de setembro de 2011, de autoria de Alexandre Garcia, sob o título "Chega de empurrar com a Barriga" sobre a Lei do Piso que estabeleceu que 1/3 da jornada de trabalho de todos os professores deve ser dedicada aos centros de estudo para capacitação e planejamento.
Vídeo produzido pelo IHA sobre TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento), seguido de discussão sobre a inclusão dos alunos com TGD e leitura do texto resumo sobre o vídeo.
Avisos gerais e fechamento do planejamento das atividades de fim de ano
Momento reservado para correções de apostilas e planejamento.
Avaliação escrita do encontro
Enquanto os professores eram atendidos pela Direção e Coordenação Pedagógica, os alunos foram atendidos por professores com aulas de Educação Física, Inglês, Música, Artes Plásticas e Artes Cênicas e com oficinas de Sala de Leitura e Reforço Escolar.
o-o-o-o-o-o-o-o-o
I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DO MUNICÍPIO DO RIO
Realização: 26 e 27 de outubro
Local: Auditório da FIRJAN/SENAI
Nossa escola esteve presente no encontro de educação bilíngue, pensando na inclusão dos alunos surdos e refletindo sobre a necessidade de capacitar os alunos surdos em LIBRAS e em Língua Portuguesa.
Programação:
26 - Abertura: Professora Kátia Nunes, diretora do IHA
Mesa 1 - Educação Bilíngue e Políticas Públicas - Prof. Solange Rocha, diretora do INES
Prof. Cristiane Taveira da equipe do IHA
27- Abertura : Coral LIBRAS
Mesa 3: Pesquisa em surdez e práticas pedagógicas voltadas para o aluno surdo- Prof. Celeste Azulay, Doutora em Psicologia UNB e Prof. Sônia Cristina Rocha, Informática Educativa, Fonoaudióloga FRASCE.
Apresentação de experiências bem sucedidas com o bilinguismo - O AEE em parceria com o instrutor surdo.
o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o
CE INTEGRAL - CALENDÁRIO OFICIAL
Realização: 19 de outubro
Obedecendo o calendário oficial, nesta semana, o Centro de Estudos integral foi realizado na quarta-feira, dia 19 e, na sexta, dia 21, faremos um CE de avaliação e planejamento com os PI que são responsáveis pelas oficinas e aulas do Projeto-piloto.
Na pauta, assistimos o vídeo sobre o questionário da avaliação da Educação e discutimos o tema, tendo sido apresentado ao grupo, o manual e os questionários pro faixa etária.
o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o
CE INTEGRAL - PROJETO PILOTO
Realização: 07 de outubro (nos dois turnos)
Os professores foram atendidos pela Direção e Coordenação Pedagógica, com vídeo sobre Políticas públicas para Inclusão do IHA e reflexão sobre os aspectos da escola inclusiva; repasse dos comunicados; apresentação dos critérios de enturmação para 2012; distribuição da cartilha revisada do servidor e últimos ajustes para as atividades da semana da criança.Os alunos do 1º ao 5º ano foram atendidos com aulas de educação Física, Educação Artística, Educação Musical e Artes Cênicas, além de oficinas de Sala de Leitura e reforço escolar.
O-O--O-O-O-O-O-O-O-O-O
CE INTEGRAL - PROJETO PILOTO
Realização: 30 de setembro (nos dois turnos)
Os professores do 1º ao 5º ano foram atendidos pela Coordenação Pedagógica com a exibição do vídeo do programa Educação em Rede que teve como tema o Projeto Nenhum a Menos, gravado em nossa escola. O grupo teve a oportunidade de avaliar o programa e sanar dúvidas a respeito do projeto que atende os alunos com defasagem ou baixo rendimento do 3º ano. Foi comunicado ao grupo docente que alguns alunos do 2º ano, com dificuldades na aquisição da leitura e da escrita, também serão atendidos no contraturno pela estagiária. Concluiu-se o planejamento do 4º bimestre.
Os alunos foram atendidos com aulas de Inglês, Educação Física, Educação Artística, Educação Musica e Artes Cênicas, alem de oficinas de Sala de Leitura e Reforço escolar.
o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o
CE INTEGRAL - PROJETO PILOTO
Realização: 23 de setembro ( nos dois turnos)
Os professores do 1º ao 5º ano foram atendidos pela Coordenação Pedagógica com análise da proposta das Orientações Curriculares de Ciências do 4º e 5º anos; apresentação da "Armadilha para Mosquito" para o combate à dengue; foi reservado um período para o término da correção das provas bimestrais.
Os alunos foram atendidos com aulas de Educação Física, Educação Artística, Artes Cênicas, Educação Musical, além de oficinas de Sala de Leitura e reforço escolar.
o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o
CE INTEGRAL - PROJETO PILOTO
Realização: 16 de setembro
Os professores foram atendidos pela Coordenação Pedagógica e pela Direção, em revesamento, para também atender as turmas em oficinas.
Foi feita uma reflexão sobre o texto "UBUNTU" que trata de respeito às diferenças culturais; ocorreu o repasse da Capacitação para Coordenadores Pedagógicos feita pelo IHA sobre Políticas de Inclusão e o restante do tempo foi utilizado para troca de experiências e planejamento de atividades com os professores agrupados por anos de escolaridade - 1º ao 3º e 4º-5º.
Os alunos foram atendidos com aulas de Inglês, Educação Artística e de Artes Cênicas, além de oficinas de Sala de Leitura e de Reforço escolar.
o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o
CE INTEGRAL - PROJETO PILOTO
Realização: 9 de setembro
Obs: O CE de 07/09 não foi realizado devido ao feriado.
Os professores foram atendidos pela Coordenção Pedagógica e esturam e discutiram texto sobre Paralisia cerebral, como foi sugerido em CE anterior, diante da possibilidade de integração dos Alunos Especiais e da necessidade dos professores de classes regulares conhecerem as principais síndromes e deficiências dos quais nossos alunos são portadores para melhor lidar com a inclusão dos mesmos. Em seguida, deu-se continuidade ao planejamento das atividades para a semana da criança e o tempo restante foi dedicado à correção das provas de Produção Textual.
Os alunos foram atendidos com aulas de Inglês, Educação Física e Educação Artística; oficina de Sala de Leitura com o projeto Jovens Leitores e atividades de reforço com a prof. de apoio, além de recreação dirigida com a Agente Educadora.
Os alunos portadores de necessidades especiais da Classes foram integrados às turmas regulares, como de costume.
Registro Fotográfico:
o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o
CE INTEGRAL - PROJETO PILOTO
Realização: 31 de agosto e 02 de setembro
Durante o CE, os professores foram atendidos pela Direção, quando estudaram e discutiram o documento que estabelece os critérios e orientações para adaptação e aplicação de testes e provas para alunos portadores de necessidades especiais, integrados em classes regulares. Em seguida, o grupo iniciou o planejamento das atividades referentes à semana da criança.
Os alunos foram atendidos com aulas de Educação Física e Inglês, pela prof. de Sala de Leitura dentro do projeto Jovens Leitores, pela Coordenadora Pedagógica e Diretora-Adjunta com oficina de poesia e produção de texto; pela Agente Educadora com recreação dirigida/ vídeo recreativo.
Os alunos das Classes Especiais foram integrados às turmas nesse dia, conforme a faixa etária e nível e/ou nível de desenvolvimento.
Registro fotográfico dos dois CEs:
o-o-o-o-o-o-o-o-o
CE INTEGRAL -PROJETO PILOTO
Realização: 17 e 19 de agosto
Enquanto os alunos eram atendidos com aulas e Educação Física e Inglês, Sala de leitura e oficinas, os professores reuniram-se com a coordenação para avaliar a estrutura do CE; estudar as circulares referentes à realização das provas de produção textual e alterações no calendário de avaliação; planejar as atividades referentes às comemorações dos 150 anos de Tagore e do 48º aniversário da nossa escola.
o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o
Caminhos do Rio
As professoras Ana Maria e Claudia Participaram da capacitação de professores do projeto Caminhos do Rio, no último sábado, dia 13, das 8:30 às 13h.
O projeto visa capacitar professores para fazer o percurso do Quadrilátero Histórico da cidade do Rio de Janeiro e, assim, promover aulas-passeio com os alunos pelas ruas do Centro, explorando a arquitetura e história da cidade.
o-o-o-o-o-o-o-o-o-o
C.E. Integral - Projeto Piloto
Realização: 10 e 12 de agosto
Nossa escola foi convidada a propor uma estrutura de Centro de Estudos Integral para atender aos professores II, uma vez por semana enquanto os alunos são atendidos em aulas de Educação Física, Língua Estrangeira, Sala de Leitura, Recreação e Oficinas. Os alunos da Educação Especial foram enturmados nas classes regulares no intuito de verificarmos a possibilidade do processo de inclusão.
Nossa primeira experiência aconteceu no dia 10, durante o segundo turno, das 12:45 às 17:15 e no dia 12, no primeiro turno, das 7:15 às 11:45.
Neste primeiro encontro, as professoras das turmas do 1º ao 5º ano e das Classes Especiais participaram do encontro onde foi detalhada a dinâmica do projeto, com tempo reservado ao planejamento de ações pedagógicas e atividades de recuperação paralela, além de pesquisa para nortear os trabalhos pelos 150 anos de Rabindranath Tagore e os 48 anos da nossa escola.
Veja algumas fotos:
Atividades desenvolvidas com os alunos:
o-o-o-o-o-o-o-o-o-o
C.E de 06 de julho: AVALIAÇÃO
No Centro de Estudos Parcial do último dia 6, nosso corpo docente discutiu o processo de avaliação, tendo por base a Escada do Desenvolvimento Pessoal e Social. Ainda dentro do C.E, foram comemorados os aniversários da semana: Prof. Thiago e Dona Rosa.
____________________________________
AULA PASSEIO NA ILHA DE PAQUETÁ
( Parte do subprojeto 'Rio, quero te conhecer')
Vista aérea da Ilha de Paquetá e da Ilha de Brocoió (á direita) |
* APRESENTAÇÃO DE POWER POINT "A ILHA DE PAQUETÁ"
* ROTEIRO PARA A AULA PASSEIO:
* JUSTIFICATIVA PARA O CENTRO DE ESTUDOS EM PAQUETÁ:
No dia 13 de abril último, um grupo de professores da nossa escola dirigiu-se à Ilha de Paquetá para a realização de uma aula passeio dentro no proposto no nosso PPP, sob a orientação da professora Ana Maria Magdalena, graduada em História, moradora e estudiosa da história e cultura da Ilha de Paquetá.
Durante todo o evento, foi coletado material escrito, fotográfico e filmográfico sobre os aspéctos histórioco, geográfico, cultural e ecológico do Arquipélago de Paquetá e sua importância dentro da história do Rio de Janeiro. Com a experiência vivenciada pelo grupo docente, serão produzidas mídias e atividades de desdobramento a serem trabalhadas com os alunos durante o ano letivo de 2011.
Os professores que não puderam participar da aula passeio, permaneceram na escola com atividades dirigidas pela nossa orientadora, professora Irinéa Simone.
Abaixo, algumas fotos dos momentos marcantes do nosso Centro de Estudos.
Na barca, reflexão sobre o proposto na carta da Senhora Secretária de Educação. |
Na Baía de Guanabara, vista da Ilha Fiscal, palco dos mais comentados bailes do Império. |
Vista da Ponte Rio-Niterói |
Ainda na barca, pudemos observar a quantidade de lixo e óleo que flutuam nas águas da Baía de Guanabara. |
Atracadouro da Ilha de Paquetá |
Pé de fruta-pão |
Casa do maestro Anacleto de Medeiros, músico ilustre nativo de Paquetá. |
Portão de entrada do Solar Del Rei |
Palestra da Prof.Ana Maria sobre as sesmarias primitivas de Paquetá. |
Esquina da Ladeira do Vicente, rua que divide a Ilha nas duas sesmarias: norte e sul |
As ruas de Paquetá não possuem calaçamento e em apenas 100m de caminhada, se atravessa a ilha em seu ponto mais estreito. |
Portão da Escola Municipal Pedro Bruno, antiga sede da fazenda de São Roque. |
Conversa prá lá de interessante com uma das funcionárias mais antigas da escola Pedro Bruno. |
Ainda na E.M. Pedro Bruno, restauradores descobriram murais que cobrem as paredes das salas, em sua pintura original. |
Momento de visita ao CE dos professores da escola Pedro Bruno. |
A diretora, professora Edna apresentou-nos diversos documentos escritos e fotográficos dos quase 3 séculos de existência do prédio. |
No porão, ficavam 'guardados' os escravos da fazenda. |
Vejam a espessura das paredes do porão da casa grande, agora prédio da escola. |
Poe para a foto do grupo participante |
Poço de São Roque. Única fonte de água potável da ilha por quase um século. Há diversas lendas ao seu redor. |
Casa de Artes de Paquetá: Em seu acervo, encontramos móveis, instrumentos musicais e objetos domésticos, além de registros da memória de Paquetá, desde o seu 'achamento'. |
A Casa de Artes também abriga um projeto cultural denominado 'Bem-Me-Quer Paquetá' que oferece atividades culturais aos moradores da Ilha com coral, teatro, orquestra e oficinas de artesanato. |
Primeira sede da fazenda de São Roque, hoje propriedade particular usada nas gravações da novela 'A Moreninha'. |
Salão principal da Casa de Artes |
Parte do acervo fotográfico e jornalístico da Casa de Artes |
Mobiliário da casa de Artes |
Parte da Casa de Artes onde acontecem os movimentos do projeto social |
Paradinha para descansar num ambiente muito anos 70. |
Aluno do projeto ensaiando com sua flauta transversa. |
Durante uma entrevista, descobrimos que o menino ensaiava uma peça do maestro Anacleto para as apresentações da Semana Santa. |
Órgão do século XIX que está sendo restaurado na Casa de Artes |
Ponte dos Amores. A lenda diz que um índio vinha aqui todos os dias para esperar pelo retorno de sua amada e que, para ganhar seu amor, basta atirar uma moeda na água e fazer seu pedido. |
Meio de transporte preferido por 10 entre 10 moradores e visitantes da ilha |
Farol da Mesbla que, em tempos idos, iluminava a enseada. |
Busto de André Thevet, frade franciscano, cartógrafo e cosmólogo que descobriu a Ilha de Paquetá e a colocou no mapa da Baía de Guanabara em 1555. |
Busto do Cacique Guaxará, índio Tamoio herói das batalhas durante as invasões francesas. |
Baobá chamado de Maria Gorda. Sua muda foi trazida da África e plantada aqui pelos primeiros colonizadores. É preciso várias pessoas para dar um 'abraço' na árvore centenária. |
Flor do baobá. |
E começa o espetáculo do por do sol. |
Casa do Patriarca: Aqui, José Bonifácio passou anos em prisão domiciliar depois de retornar de seu exílio na Europa. |
Igreja Matriz de Bom Jesus do Monte. Fundada no séc XVIII, suas colunas internas não feitas de troncos de pau-brasil e em seu acervo, podemos encontrar imagens barrocas e brazões do período colonial. |
Praia dos pescadores. Além do turismo, a pesca é a principal fonte de renda de muitos moradores. |
O voo da garça sobre as pedras do Preventório. Lindo! |
Aprendendo a ensinar e ensinando a aprender
Na primeira semana de fevereiro, nossos professores participaram de oficinas de capacitação dentro e fora da escola.
Oficina 'Aprendendo a navegar na Educopédia' |
'Elaborando propostas para a revisão do PPP' |
_______________________________________________________