sábado, 30 de abril de 2011

DICAS DE LAZER E CULTURA

Já está no ar a página de dicas para lazer e atividades culturais. Dê uma passadinha e confira nossas primeiras sugestões para você curtir o seu final de semana com a sua família.


Se você tiver alguma sugestão, teremos prazer em divulgá-la, bastando que envie uma mensagem com as informações sobre o evento ou local de visitação para o e-mail emtagore@gmail.com

Para acessar diretamente a página de dicas, clique aqui.



TODO DIA É DIA DE ÍNDIO

Durante o mês de abril, quando lembramos o Dia do Índio e o aniversário do Brasil,as atividades da Oficina de Contação de Histórias foram dedicadas ao tema. Visite a página das atividades de 2011 para ler mais.

CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA

Na quarta-feira, dia 20 de abril, nossa escola se reuniu para celebrar a Páscoa. O tema, como não poderia ser diferente, foi o renascimento pela convivência pacífica e respeitosa com os seres humanos e com a natureza.

Nosso professor de Língua Inglesa, Thiago, preparou uma apresentação com a turma 1401 da música "Colors of the Wind". Parabéns, queridos professor e alunos.


CENTRO DE ESTUDOS INTEGRAL

Dentro da proposta do nosso PPP está o subprojeto "Rio, quero te conhecer" e, a partir de discussões da semana de capacitação, surgiu a ideia de reunir o grupo docente em uma aula-passeio, aos moldes de Freinet, na Ilha de Paquetá, recanto do Rio com uma natureza e história riquíssimos, mas pouco valorizado pela população carioca.


Nossos mais sinceros agradecimentos à Coordenadora da 3ª CRE, Professora Maria do Amparo pelo apoio  na realização dessa atividade.

Mais detalhes sobre o trabalho realizado e desdobramento, clicando aqui.

CAMPANHA CONTRA A DENGUE NO CARNAVAL

Com muita animação, vídeos, reciclagem eesclarecimento, nossa escola se mobilizou durante o mês de fevereiro numa intensa campanha de combate ao mosquito da dengue e nos cuidados com a doença.
A culminância do subprojeto "Sai Fora Dengue!" aconteceu na véspera do Carnaval com um desfile do Bloco da Tagore pelo quarteorão da escola, acompanhado pelos responsáveis e moradores das redondezas.

A descrição de todo o trabalho com muito mais imagens você encontra na página das atividades de 2011 ou

Novas Postagens

Todos nós estamos aprendendo a lidar com essa nova ferramenta que é o Blog da escola. Por isso, algumas alterações deverão acontecer no desing para facilitar o acesso. A primeira delas será a publicação, na página inicial, dos cabeçalhos e links  das postagens das páginas internas para que todos os membros cadastrados possam deixar seus comentários.
Gostaríamos de lembrar que todos os comentários passarão primeiro pela moderação antes de serem publicados, então, não estranhem se deixarem um comentário e este não aparecer imediatamente. Essa é apenas uma medida de segurança, mas há moderadores atentos aos comentários que chegarem para aprová-los sempre que estiverem com um vocabulário adequado ao Blog e dentro do assunto tratado.
Esperamos que todos apreciem e aproveitem para estarem sempre inteirados das atividades que realizamos na Escola Tagore.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Nosso Blog já está no blog do Rioeduca!

O nascimento do nosso blog foi registrado pelo blog do Rioeduca no dia 19 de abril último, onde a equipe e alunos da E.M.Tagore foram parabenizados pelo trabalho feito no Projeto "Sai Fora Dengue!".
Confira:   http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=851

terça-feira, 12 de abril de 2011

CONHECENDO UM POUQUINHO DE TAGORE


         Rabindranath Tagore nasceu numa família abastada e teve uma educação tradicional. Estudou direito na Inglaterra entre 1878 e 1780. Retornou à Índia e passou a administrar as propriedades rurais da família. 

    Cedo manifestou sua vocação poética. Seus primeiros versos foram reunidos nos livros "Canções da Noite" e "Canções da manhã". Escrevendo em língua bengali, Tagore experimentou depois quase todos os gêneros literários. Publicou poemas, contos, romances e ensaios. Seus versos têm um tom de cativante humanidade e atraem pela mensagem universal. 

     Em 1901, Tagore fundou uma escola de filosofia em Santiniketan. Escreveu poemas místicos entre 1902 e 1907, tocado pela morte da esposa e de dois de seus filhos. Alguns desses poemas estão coligidos em sua obra mais conhecida, "Oferenda Lírica", publicado em 1910. A repercussão internacional dessa obra lhe valeu a indicação para o Prêmio Nobel de Literatura, recebido em 1913. Dois anos depois, recebeu o título de cavaleiro britânico. 

     Rabindranath Tagore tornou-se um escritor de prestígio e passou a receber convites para palestras e encontros em diversos países. Em 1919, renunciou ao título de Sir, em protesto à política inglesa em relação à Índia. 

     A partir de 1921, Tagore passou a divulgar o ensino da Universidade Internacional de Visva-Bharati, que ajudou a fundar. 

A atuação pública de Tagore foi um fator grande da aproximação entre a cultura ocidental e a oriental. Tagore chegou a ser aclamado por Mahatma Gandhi como "o grande mestre". 

     Rabindranath Tagore faleceu em Bengala, aos 80 anos.



Se você quiser conhecer algumas das poesias de Tagore, visite:


http://www.citador.pt/poemas.php?op=7&author=629